Sunday, May 24, 2009

NOTÍCIAS DA PE - maio/junho

PRÓXIMA REUNIÃO DA PE
Será na sexta-feira, dia 19 de junho.
Das 13h00 às 15h00.
Na sala LF 42, na PUC-Rio (em cima do Couve Flor).

PRÓXIMO ENCONTRO DOS GRUPOS DE ESTUDOS
Sexta feira, dia 19 de junho. Grupo da Manhã: às 10h00. Grupo da Tarde: às 15h00.
Na sala LF42, na PUC-Rio (em cima do Couve Flor).
Tarefa para os grupos: ler as páginas 15 até 36, da Part 1 do livro do Dick e da Judith Hanks: The Developing Language Learner.
Para quem quiser acompanhar a discussão e não tiver o livro, haverá cópias do texto. Também temos uma versão/rascunho eletrônica que podemos mandar, se alguém precisar.

NOSSA REUNIÃO DE MAIO
A reportagem de capa da Veja Rio desta semana trata dos vários grupos de estudos da moda, espalhados pela cidade. Só faltou o Grupo de Estudos da PE!
Desta vez, o grupo da manhã foi maior que o da tarde, o que indica que devemos manter os dois horários funcionando para facilitar a participação de todos.
Quem veio: Aline, Clarissa, Walewska, Josenilde, Evellyn, Elaine e Cristiane Ricardo (que há algum tempo não estavam podendo vir), e as duplas Fátima e Fernanda, Renata e Isabel, Doreen e Marja, Isolina e Lyra, Inés e Bebel.
Nos grupos de estudos discutimos o primeiro capítulo do The Developing Language Learner. Várias passagens deste capítulo nos fizeram parar, discutir e contar histórias que tinham a ver com o texto.
Alguns dos trechos comentados foram:
“In this volume we want to put learners fully at centre-stage, alongside teachers, as key developing practitioners in their own right.” (p. 1)
“Teachers are officially in charge of the practice of language teaching in the classroom, but they have to leave the actual practice of language learning to the learners. Only the learners can do their own learning.” (p. 2)
“Learners are key because they are the only people who can do their own learning. They also have what is virtually a ‘right of veto’ over the teaching, and perhaps over their own learning.” (p. 2)

E as 5 Propositions about Learners
Proposition 1: Learners are unique individuals who learn and develop best in
their own idiosyncratic ways.
Proposition 2: Learners are social beings who learn and develop best in a
mutually supportive environment.
Proposition 3: Learners are capable of taking learning seriously.
Proposition 4: Learners are capable of independent decision-making.
Proposition 5: Learners are capable of developing as practitioners of learning.

1 Comments:

Blogger IACYPROF said...

Olá meninas,
Saudades...

Estou tentando negociar minha ida ao próximo encontro do dia 19 com a direção do F.Fellini.
Torçam por mim.
Se for possível me enviar o texto para estudos, seria ótimo!
Bjs,
Iacy.

7:07 AM  

Post a Comment

<< Home