Notícias da Prática Exploratória 2009, no. 2
NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO
Será na sexta-feira, dia 6 de março.
Das 13h00 às 15h00.
Na sala F300, na PUC-Rio.
AVISOS IMPORTANTES
Datas dos próximos encontros de PE em 2009.1: 6 de março; 3 de abril; 5 de maio; 5 de junho. Hora: das 13h00 às 15h00. Nestas datas também acontecerão os Grupos de Estudos da Manhã e da Tarde.
Provável data para o Evento de 2009: 19 de junho.
Aline vai defender sua dissertação dia 3 de abril, às 10h00, sobre a identidade dos participantes do Grupo da PE do Rio de Janeiro.
NOVIDADE! GRUPO DE ESTUDOS em 2009
Para lermos textos de PE e afins, estamos organizando 2 grupos de estudos, em horários diferentes, mas com a mesma programação.
Grupo de Estudos da manhã: dia 6 de março (6ª feira), das 10h00 às 12h00.
Grupo de Estudos da tarde: dia 6 de março (6ª feira), das 15h00 às 17h00.
Notem que, entre os 2 Grupos de Estudos, teremos o Encontro da PE.
Para discutir no dia 6 de março, foi escolhido o capítulo 4 da tese de doutorado da Inés em que ela fala de Goffman. Quem quiser pode fazer também a leitura de outros capítulos da tese da Inés ou seguir as sugestões da Andréa (“Minha bem pequena parcela de contribuição sobre Goffman, Gumperz, Sociolinguística Interacional etc. Tem 1 artigo do Goffman (Footing), outro do Gumperz (Convenções de contextualização) e outro da Tannen & Wallat (Enquadres interativos e esquemas de conheci/o em interação: Exemplos de 1 exame/consulta médica) no livro Sociolingüística Interacional, de Branca T. Ribeiro e Pedro M. Garcez. Acho q. seria interessante a leitura do Footing, já que queremos ler Goffman.”)
NOSSA ÚLTIMA REUNIÃO
No dia 6 de fevereiro fizemos a nossa primeira reunião de 2009.
Quem veio? Rosa, Monica Vilela, Andrea H. Lima, Iacy, Ana Paula Silveira, Alexandra e Ana Maria Araújo, Aline, Doreen, Walewska, Josefina, Isabel, Renata, Fernanda Silveira, Maraliz, Juliana, Adriana, Ana Paula, Inés e Bebel.
O que discutimos? Os planos de trabalhar com a PE para este ano; as datas das próximas reuniões; a formação do grupo de estudos (que afinal terá 2 sessões, a da manhã e a da tarde); o novo livro do Dick e da Judith; os planos do livro da Isabel; a data para o evento 2009; os temas que não podem faltar no livro sobre PE que Inés e Bebel vão começar a escrever. Muita coisa mesmo!!!
Será na sexta-feira, dia 6 de março.
Das 13h00 às 15h00.
Na sala F300, na PUC-Rio.
AVISOS IMPORTANTES
Datas dos próximos encontros de PE em 2009.1: 6 de março; 3 de abril; 5 de maio; 5 de junho. Hora: das 13h00 às 15h00. Nestas datas também acontecerão os Grupos de Estudos da Manhã e da Tarde.
Provável data para o Evento de 2009: 19 de junho.
Aline vai defender sua dissertação dia 3 de abril, às 10h00, sobre a identidade dos participantes do Grupo da PE do Rio de Janeiro.
NOVIDADE! GRUPO DE ESTUDOS em 2009
Para lermos textos de PE e afins, estamos organizando 2 grupos de estudos, em horários diferentes, mas com a mesma programação.
Grupo de Estudos da manhã: dia 6 de março (6ª feira), das 10h00 às 12h00.
Grupo de Estudos da tarde: dia 6 de março (6ª feira), das 15h00 às 17h00.
Notem que, entre os 2 Grupos de Estudos, teremos o Encontro da PE.
Para discutir no dia 6 de março, foi escolhido o capítulo 4 da tese de doutorado da Inés em que ela fala de Goffman. Quem quiser pode fazer também a leitura de outros capítulos da tese da Inés ou seguir as sugestões da Andréa (“Minha bem pequena parcela de contribuição sobre Goffman, Gumperz, Sociolinguística Interacional etc. Tem 1 artigo do Goffman (Footing), outro do Gumperz (Convenções de contextualização) e outro da Tannen & Wallat (Enquadres interativos e esquemas de conheci/o em interação: Exemplos de 1 exame/consulta médica) no livro Sociolingüística Interacional, de Branca T. Ribeiro e Pedro M. Garcez. Acho q. seria interessante a leitura do Footing, já que queremos ler Goffman.”)
NOSSA ÚLTIMA REUNIÃO
No dia 6 de fevereiro fizemos a nossa primeira reunião de 2009.
Quem veio? Rosa, Monica Vilela, Andrea H. Lima, Iacy, Ana Paula Silveira, Alexandra e Ana Maria Araújo, Aline, Doreen, Walewska, Josefina, Isabel, Renata, Fernanda Silveira, Maraliz, Juliana, Adriana, Ana Paula, Inés e Bebel.
O que discutimos? Os planos de trabalhar com a PE para este ano; as datas das próximas reuniões; a formação do grupo de estudos (que afinal terá 2 sessões, a da manhã e a da tarde); o novo livro do Dick e da Judith; os planos do livro da Isabel; a data para o evento 2009; os temas que não podem faltar no livro sobre PE que Inés e Bebel vão começar a escrever. Muita coisa mesmo!!!
3 Comments:
Gosto muito do trabalho de vcs, parabéns!
Oi pessoal, quero compartilhar algo com vocês. Estava eu dando uma lida num texto sobre uma pesquisa sobre "group work" quando percebi algo...Na verdade, eu tinha destacado um trecho que mencionava a responsabilidade dos alunos em relação ao seu aprendizado e ao avanço do grupo, emergindo das discussões geradas na turma, durante o processo investigativo (aos moldes da PE). Pois, como eu ia dizendo, eu tinha marcado este trecho como um exemplo de autonomia daqueles alunos, mas, mais preocupada com o fato da responsabilidade deles ser um sinônimo de suas autonomias como aprendizes. Hoje, ao reler aquele trecho, percebi um outro trecho anterior, que eu também tinha selecionado e que diz assim:
"...they knew it [group work] was necessary, but they still found it artificial to speak in the target language with people they already knew and who shared their native language" (Slimani-Rolls, p.232).
Gente, isso é ou não é autonomia do aprendiz em ação, hein??? Olha que legal essa reflexão crítica toda dos alunos, esse buscar entender as práticas de sala-de-aula, a vida que está sendo levada ou que se leva? Pois é, hoje eu percebi que eu marquei o trecho errado... Aliás, não tinha marcado o trecho errado não, eu selecionei o trecho na época que tinha a ver com meus entendimentos daquele momento. Wow, mates, é autonomia na veia!!!
Andréa
Eu & Gabriela, minha filha mais velha, na cozinha agora há pouco:
Gabi:"Mãe,sabe o que eu notei hoje no trabalho? [ela já está estagiando...]"
Andréa: "O que?"
Gabi: "Não sei por que que todos os homens que passam [a mesa de trabalho de Gabi fica no corredor], passam olhando para o chão e todas as mulheres, passam olhando pra frente, com a cabeça erguida. Acho que as mulheres têm mais confiança em si do que os homens, sabia? Engraçado isso, ´né? Alguns até olham pra frente um pouco, mas logo desviam o olhar e começam a olhar pra baixo de novo."
Pois é, pessoal, eu não podia ir dormir sem deixar de postar isso, não é mesmo?? Sei não, mas acho que isso dava um grande " puzzle", hein?
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