Thursday, January 11, 2007

Fórum

Uma coisa que sempre me despertou curiosidade é o fato da "conversão" dos professores à Prática Exploratória. Um belo dia, após anos dando "murro em ponta de faca" a gente descobre um jeito de humanizar as nossas relações com os alunos. A minha pergunta é: como isso se dá na prática? Você seria capaz de contar o seu "antes" e "depois" do encontro com a PE? De que maneira você se "iniciou" na PE? Como você teve certeza de que o que você estava fazendo era Prática Exploratória e não outra coisa qualquer? (mesmo não acreditando que exista uma "essência" na Prática Exploratória ou em qualquer outra coisa, acho válido perguntar isso. Porque a Prática Exploratória nada mais é do que aquilo que nós como grupo reconhecemos como sendo Prática Exploratória)

****

E aí? Vão me deixar falando sozinha? =)

3 Comments:

Blogger anouska said...

OH MY GOD! será que me enrolei???

7:39 AM  
Blogger Bebel said...

Então é assim que se convoca os leitores? Eu já pedi pelo amor de Deus para abrirem. Ontem, pensei em avisar que ia me suicidar. Hoje, ainda estou com vontade de dizer isso!
Quanto à sua pergunta, eu sou daquelas que dizem que a PE já estava em mim, que eu já fazia PE sem saber que poderia ter algo oficial com nome, princípios, idéias teóricas e colegas. Colegas, é o principal!!!! Uma comunidade que pratica desse jeito!!!
Porque eu já comecei como uma aluna exploratória quando pequena: gostava de sugerir coisas que eram do meu interesse para as professoras fazerem e meu grupo de colegas tinha sempre uns projetos pessoais em andamento na escola. E às vezes esse projetos eram para a turma toda. Acho que o nosso maior projeto foi um curso de cinema com o Cacá Diegues, para toda a turma, aos sábados... Essa minha vida escolar exploratória resultou em me fazer ver, sempre, qualquer atividade ou trabalho como algo exploratório.

2:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah, assim ficamos sabendo dos seus segredinhos do tempo de escola, hein! É, desde cedo vc sabia o caminho do sucesso!

11:13 AM  

Post a Comment

<< Home