Sunday, January 07, 2007

Falta de motivação deixa 686 mil fora da escola

"Cerca de 1,7 milhões de jovens entre 15 e 17 anos não estudaram em 2006. Segundo estudo do Inep 40,4% (686,8 mil) desse total não está na escola por falta de vontade de estudar. De acordo com informações publicadas no jornal Folha de S.Paulo, a necessidade de trabalhar vem depois, com 17,1%."
Está ai em números algo que todos os professores dizem de seus alunos: é uma preguiça para o estudo e o trabalho da escola... Essa pesquisa fala dos alunos que estão fora da escola mas os professores sabem que, se em casa nossos alunos não tivessem quem os empurrase para a escola, eles não sairiam de frente da tv ou do computador. E, se na escola não houvesse alguém no portão impedindo que saiam porta afora, poucos restariam em sala...
Mas a reportagem da Folha traz sábias palavras de Rubem Alves quando diz que a escola pouco tem a ver com a vida dos jovens mas que acredita que esse quadro pode ser revertido. "A aprendizagem pode ser feita de maneira diferente. Torná-la mais atraente é, inclusive, um bem para o próprio professor".

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu acho que talvez não seja só a escola que tenha que mudar, a sociedade em si não oferece muitas perspectivas interessantes para os jovens. Não sei se já foi feita alguma pesquisa com os jovens que participam de atividades extra-classe, como música ou esportes - eles normalmente são bons alunos, eu acho. Mas, eles são bons porque não faltam às aulas por exigência dos projetos, ou eles se sentem motivados para o estudo também?

5:00 AM  

Post a Comment

<< Home